.

domingo, 13 de fevereiro de 2000

Configurar uTorrent (turbinar torrents sem derrubar a Internet)


Torrents são sem dúvida a maneira mais fácil de se obter arquivos, sem precisar de quebradores de links e por sua praticidade, alem de ser até mesmo possível baixar arquivos escondidos no trabalho, não estamos a falar de pirataria mas sim de qualquer outro arquivo que seja sido compartilhado por torrents (distribuições Linux são um bom exemplo de aplicativos livres que são distribuídos por torrents), este tipo de compartilhamento ocorre quando uma pessoa disponibiliza o arquivo na Internet enquanto várias outras estão baixando, ao baixar um torrent você também o envia, sendo assim é uma rede onde praticamente todos os computadores enviam e recebem partes de arquivos, uns para os outros.


Apesar de ser muito bom, algumas pessoas não tomam cuidados necessários para baixar estes arquivos e seguem tutoriais na Internet que prometem otimizar o uTorrent: "como melhorar a velocidade dos downloads" ou "aumentar a velocidade de internet", logo recomendam aplicar um valor muito alto para conexões, o que realmente pode ajudar a melhorar a velocidade do torrent, porem tornar a internet inutilizável durante o download, e por muitas vezes chega a causar sobrecarga na conexão que é rapidamente derrubada.

Entendendo a lógica

Quando você determina aceitar muitas conexões conforme indicam o valor de 450 de vários tutoriais da Internet, seu computador sofre uma sobrecarga de conexões, pois muitos sistemas operacionais são limitados a um número de conexões. Quando este número é ultrapassado, a rede não consegue gerenciar tantas conexões e então resulta numa queda de Internet ou inacessibilidade de diversos sites enquanto o download está sendo efetuado.

Como configurar o uTorrent corretamente?

Neste tutorial ensinamos a fazer todo esse processo com o uTorrent, porem a lógica é a mesma para todas. Primeiro você deve ter o uTorrent instalado em seu computador, em seguida vá até opções > preferências e otimize conforme nossas recomendações. Lembrando que você já deve ter executado o guia de configuração (geralmente abre logo após a instalação do programa, porem caso não tenha feito, vá atéopções > guia de configuração)


Na tela inicial das preferências, não há muito o que se configurar, deixe da maneira que a imagem mostra para obter uma melhor praticidade com os torrents, evitando que o computador desligue durante o download e também evitando que o usuário abra torrents ainda incompletos.

Interface

Modificando um pouco a Interface, é possível receber mais agilidade ao verificar os torrents, porem essa opção não tem nenhum efeito em relação a velocidade.

Diretórios
Outra opção fundamental para deixar seus arquivos organizados, é salvar os .torrents em locais diferentes, assim se ocorrer algum problema de você apagar o arquivo, ainda terá o .torrent salvo e poderá baixar novamente.

Conexão
Esta parte é de extrema importância para o funcionamento do programa, lembre-se de que se você tiver a porta 44724 ocupada, clique em Porta Aleatória, libere a porta no Firewall do Windows ou em outro programa que utilizar e lembre-se sempre de habilitar o mapeamento UPnP. Se utilizar Proxy deverá configurar isso manualmente.


Nesta página será resolvido quase todos os problemas de derrubar a conexão, porem existem algumas variáveis antes de se aplicar. Em Taxa Máxima de Upload, nunca deixe valores muito pequenos, pois lembre-se que o sistema torrent funciona graças ao compartilhamento, então para receber você deve mandar. Se todas as pessoas pensassem em deixar um valor muito baixo de upload, todos os torrents seriam extremamente lerdos, portanto recomendamos deixar sempre 40% de sua banda de Upload dedicada ao torrent.

O cálculo é efetuado através de uma simples regra de três.
X = Velocidade de Upload de sua Internet (Clique aqui e calcule)
Y = Velocidade dedicada para enviar arquivos (Velocidade que queremos saber)

Criamos um programa em C para auxiliar o cálculo, que pode ser baixado com nossa neste link, ele é bem simples e serve somente para fazer esta conta.

Após medir a velocidade recomendada, devemos observar a quantidade para limitar a Internet, se você não estiver utilizando a Internet enquanto baixa mantenha o valor de 0, se sim apenas pegue o valor de sua conexão e limite a uma quantidade balanceada.

Em número de conexões está a primeira parte do segredo para evitar que a conexão seja derrubada, porem mantendo a velocidade máxima nos torrents. Mais para frente em nosso tutorial iremos explicar o porque de se definir os valores 80, 20 e 1. Vale lembrar que como a Internet que usamos para fazer o tutorial não é tão boa assim, mantemos o valor de 1 para slots de upload, porem esse número pode ser aumentado até 10 conforme a velocidade de sua Internet.

BitTorrent
O protocolo de saída é um recurso muito importante para quem possuí planos de Internet que limitam a velocidade conforme o uso, pois ajuda a burlar esse sujo esquema de corrupção feita pelas operadoras de Internet, aumentando a velocidade do download.

Fila
Limitar a fila para apenas 1 upload e 1 download ajuda a reduzir o tráfego de Internet e aumentar a velocidade, baixar um arquivo por vez é muito mais rápido do que baixar vários de uma vez. Você não é obrigado a ficar enviando o arquivo após ter acabado de baixar, apenas deixe a opção "Limitar taxa de upload para 0" se você for um Seeder e deseja continuar ajudando outras pessoas baixarem.

Não há nada a fazer nas categorias Agendador, Remoto, Reprodução, DNA Dispositivos Emparelhados, isso fica a critério do usuário se deseja utilizar estes recursos, porem neste tutorial eles não tem importância (exceto o DNA, porem já vem ativo com o uTorrent).

Avançado (parte 1)
Não defina todos os valores igual a imagem, apenas o que está em vermelho, isso fará com que o Torrent ao ser adicionado na lista, possa ter mais tempo e velocidade para verificar os rastreadores, sendo assim a busca por seeders será um pouco mais rápida e efetiva, ajuste o valor de bt.connect_speed para 80, role a página um pouco mais abaixo e procure por net.max_halfopen

Avançado (parte 2)
Como  já foi dito acima, algumas versões do Windows vem com um valor limitado de conexões simultâneas, se você for o caso, pode verificar e até mesmo remover este limite, o que é extremamente recomendado para otimizar sua Internet de forma geral, para isso baixe o programa Half-open Limit Fix e defina o valor para 100.

Ao definir o valor para 100, você deverá mudar o net.max_halfopen do uTorrent para 80, pois assim ele usará até 80 conexões, deixando 20 conexões livres para navegar na Internet, este é o motivo de também definirmos 80 no número máximo de conexões.

Aproveite o máximo de seus torrents sem interferir em sua velocidade de navegação!


Esta postagem pertence a seguinte URL http://www.tecdicas.com/2012/09/como-turbinar-otimizar-torrent-sem-derrubar-a-internet.html#ixzz2KoXHU6zs



0 comentários:

Postar um comentário